A comitiva de prefeitos, vereadores e representantes de entidades de representação político-parlamentar de Moçambique conhece nesta quarta-feira, 28, o modelo do Orçamento Participativo de Porto Alegre e a os projetos desenvolvidos na gestão e reciclagem do lixo urbano. No último compromisso na capital, os moçambicanos trocam experiências com entidades do movimento negro e da área social.
Às 9h, no auditório da Secretaria de Administração (Av. Siqueira Campos, 1300, 14° andar), a delegação acompanha apresentação do Coordenador do Orçamento Participativo, Paulo Silva, sobre o funcionamento do programa e as transformações ocorridas ao longo dos 20 anos de existência em Porto Alegre. A partir das 10h15, haverá deslocamento até a Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) da Lomba do Pinheiro, onde, sob a orientação do diretor da Divisão de Projetos Sociais, Reaproveitamento e Reciclagem do DMLU, Jairo Armando, os moçambicanos acompanham o processo de separação do lixo urbano e o reaproveitamento de resíduos orgânicos.
Na etapa final da visita, a delegação reúne-se com entidades do movimento negro e organizações não-governamentais para conversar sobre experiências de representação político-social e ações no campo do exercício da cidadania. O encontro ocorre na Associação Satélite Prontidão (Rua Aparício Borges, 288), a partir das 18h30.
Composta por 15 integrantes, entre presidentes de conselhos municipais, vereadores e representantes de entidades locais - AWEPA (Associação de Parlamentares Europeus para a África) e ANAMM (Associação Nacional dos Municípios Moçambicanos) – a delegação veio a Porto Alegre com o intuito de conhecer projetos e programas implementados pela Prefeitura que possuam foco na democracia participativa, no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
(Prefeitura de Porto Alegre, 27/05/2008)