O Governo do Estado continuará as reuniões regionais com vistas a mobilizar os municípios a se integrarem nos esforços para a construção de microaçudes para uso da irrigação.
No dia 30, no período da manhã, estarão reunidos dirigentes e técnicos de nove cooperativas com vistas a debater formas de estimular as formas de reservação de água para uso em irrigação, principalmente de pastagens com vistas ao aumento da produção leiteira.
A Embrapa Clima Temperado estará apoiando o projeto com vista a aumentar a produção leiteira, melhorando a produção e a produtividade através da utilização de tecnologias mais adequadas a realidade das pequenas propriedades hoje mais voltadas à produção de grãos.
O encontro será na sede da Cotrijuí, cooperativa que já aderiu aos esforços para a ampliação da produção de leite a pasto irrigado nas pequenas e médias propriedades, tecnologia que a Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água pretende expandir junto outras cooperativas. O encontro terá início às 9 horas.
No período da tarde, do mesmo dia 30, um encontro em Santa Rosa, na sede da Associação Comercial e Industrial daquela cidade, reunirá os municípios membros da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (Amugsr, à partir das 14 horas.
Para esta reunião estão sendo convocados os municípios de Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.
No dia 03 de junho será a vez dos municípios da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor), debaterem o mesmo tema em reunião na Escola Estadual Arabi Nacul, com início às 14 horas.
Nesta reunião estão previstos representantes de Água Santa, Barracão, Cacique Doble, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Coxilha, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, Tapejara, Tupanci do Sul e Vila Lângaro.
(Governo do Estado, 27/05/2008)