A Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional decidiu, em reunião nesta terça-feira (27/05), realizar mais duas audiências públicas antes do encerramento de seus trabalhos, marcado para o dia 17 de junho. Serão convidados representantes dos Ministérios do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia, das Relações Exteriores e da Casa Civil da Presidência da República para uma audiência pública na próxima semana para discutir as mudanças climáticas no Brasil.
Também ficou acertada a realização de uma audiência pública na semana seguinte, sobre o uso de energia nuclear no Brasil, com representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da organização não-governamentalGreenpeace. A comissão também deve convidar representante do Ministério de Minas e Energia para falar sobre a matriz energética brasileira.
O relator da comissão, senador Renato Casagrande (PSB-ES), propôs que fosse encaminhada a prefeitos de municípios com mais de cem mil habitantes, governadores e presidentes de Assembléias Legislativas correspondência propondo que cada estado estabeleça uma política regional voltada para o estudo e a discussão das mudanças climáticas.
- Cada estado deve ter sua ação, e não apenas o governo federal; esse é um tema da sociedade brasileira - afirmou o senador.
Casagrande disse que a comissão vai pleitear, junto aos presidentes do Senado, senador Garibaldi Alves Filho, e da Câmara, Arlindo Chinaglia, a aprovação de projetos do colegiado.
(Agência Senado, 27/05/2008)