O Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, ao representar o Secretário Otaviano Moraes, propôs nesta terça-feira (27) o planejamento de ações e o desenvolvimento de macro programa de gestão como forma de gerenciamento sustentável de resíduos sólidos, durante palestra sobre o "Papel do Poder Público" no VI Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, realizado na PUC.
Segundo ele, no que se refere ao planejamento de ações, é necessário o diagnóstico da produção de resíduos no Estado para dimensionar o cenário, passando após para a execução de um prognóstico da produção de resíduos. O objetivo é verificar a evolução do cenário produtivo de resíduos que viabilize o planejamento de soluções.
No que se refere à elaboração de um macro programa de gestão, Francisco Simões Pires entende que devem ser adotados programas de gerenciamento de resíduos setorizados, proporcionando facilidade de interlocução com os setores, através da busca de soluções com esforço comum, citando como exemplo calçadistas, indústria de refrigerante, indústria de vidro, metalúrgica, etc).
Também é necessária a adoção de soluções regionais mediante programa específico de gerenciamento para o Interior do Estado, além do gerenciamento de resíduos do setor primário. Francisco Simões Pires também sugere que estes programas tenham interface com o setor produtivo, visando estimular a produção mais limpa e o aproveitamento como insumos para outros produtos.
Também é preciso dimensionar os passivos ambientais para conhecer e estabelecer metas de recuperação destes passivos. Conforme o Secretário Adjunto, a busca de alternativas tecnológicas para passivos ambientais para o encaminhamento de soluções e o estabelecimento de metas são fundamentais para o gerenciamento dos resíduos sólidos.
Finalmente, ele se referiu aos resíduos sólidos urbanos, os quais não podem ser vistos apenas como um problema ou soluções pelos municípios. Conforme Francisco Simões Pires, é preciso elaborar os passivos ambientais, programas de saneamento ambiental e de educação ambiental.
(Sema, 27/05/2008)