A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza audiência pública nesta quinta-feira (29/05) em que os debates serão centrados na produção de biocombustíveis pelo País e nas críticas de países europeus à política brasileira para o setor.
Atendendo a requerimento do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), a comissão vai avaliar as repercussões internacionais e o posicionamento oficial do governo brasileiro diante de países europeus que fizeram recriminações aos biocombustíveis produzidos pelo Brasil, em particular o etanol; e formas de contribuir para a formulação de estratégias de enfrentamento dessas críticas, tanto no âmbito doméstico quanto internacionalmente.
Além disso, os deputados vão discutir as causas do recente aumento dos preços internacionais dos alimentos; as suas relações específicas com o avanço dos biocombustíveis; os seus reflexos sobre a segurança alimentar e sobre as políticas que podem ser adotadas em países como o Brasil. A sugestão desse debate foi do deputado Beto Faro (PT-PA).
Desenvolvimento sustentável
Mendes Thame ressalta que a produção de etanol para fins combustíveis no Brasil é uma das mais bem-sucedidas empreitadas empresariais do último século e pode representar a oportunidade de desenvolvimento integrado e sustentável para o País nesta primeira década do século 21.
Para o deputado, as críticas de alguns países industrializados ao etanol podem prejudicar uma estratégia global de uso de recursos naturais abundantes para diversificar fontes energéticas, distribuir riquezas e resgatar países empobrecidos.
Convidados
Foram chamados para o debate:
- o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes;
- o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim;
- o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel;
- o assessor da Presidência da Petrobras Alan Kardec Pinto;
- o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) José Tubino; e
- o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Alessandro Teixeira.
A audiência está marcada para as 10h, no plenário 6.
(Agência Câmara, 26/05/2008)