Começa nesta terça-feira (27), às 19 horas, a II Feira Ambiental de Cariacica, que será realizada até o dia 1 de junho. Com o tema "Construindo um futuro sustentável - o que eu posso fazer?", a feira está montada na área em frente à prefeitura, no trevo de Alto Lage. Serão desenvolvidas atividades sócio-ambientais, com palestras, oficinas e cursos.
A abertura será às 19 horas, com atividades durante todo o dia. A expectativa é reunir 40 mil visitantes.
Segundo a prefeitura de Cariacica, hoje no município somente 15% das residências possuem esgotos sanitários, dos quais apenas 8% estão interligados à rede coletora. Durante a feira, a prefeitura lançará o Plano Diretor de Macrodrenagem de Cariacica e o Plano Diretor de Esgoto Sanitário do município, este em parceria com a Cesan.
A expectativa com a implementação desses planos é fazer com que, em quatro anos, 50% da população de Cariacica tenha acesso à rede coletora e à estação de tratamento de esgotos.
Também durante a Feira Ambiental será inaugurada a Usina de Triagem de Resíduos Sólidos de Nova Rosa da Penha II. A proposta é organizar os catadores e qualificar o trabalho de separação e comercialização de material. Por mês, o município produz seis mil toneladas de lixo.
Também durante a feira será mostrado, na prática, um exemplo de desenvolvimento sustentável. Para neutralizar as emissões de CO2, serão plantadas cerca de 200 árvores na manhã do domingo, 1° de junho, último dia do evento.
O espaço, organizado em uma área de 2,8 mil metros quadrados, terá estrutura metálica e cobertura de tendas. A área integrará 45 estandes com experiências ambientais de órgãos públicos, escolas municipais, particulares e estaduais, além de empresas e instituições não governamentais.
(Por Ubervalter Coimbra,
Século Diário, 27/05/2008)