O terceiro terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Petrobras deverá ser instalado no Rio Grande do Sul ou em Santa Catarina, com vistas ao atendimento do mercado da região Sul e de países do Cone Sul, como Uruguai e Argentina. A informação foi dada hoje pela diretora de Gás e Energia da estatal, Maria das Graças Foster, durante o seminário "Gas Summit Latin America", que ocorre em São Paulo.
Segundo ela, a decisão final sobre o local exato do novo terminal irá depender do resultado do leilão de energia nova para entrega em 2013 (A-5), marcado para junho. "Dependendo do resultado, precisaremos correr atrás de mais gás natural", informou Graças Foster.
O planejamento da Petrobras é de ofertar 34 milhões de metros cúbicos diários de GNL em 2012. Desse total, 7 milhões de metros cúbicos viriam do terminal do sul do país. Outros 20 milhões de metros cúbicos viriam do terminal Guanabara, no Rio de Janeiro, cuja instalação está prevista para 2009. Os 7 milhões de metros cúbicos restantes terão origem no terminal de Pecém, no Ceará, que tem instalação agendada para junho próximo.
A diretora informou ainda que a estatal analisa a criação de mais uma modalidade de contrato para a venda do gás natural. A idéia é que o insumo possa ser comercializado via compromissos de curto prazo (spot), com o objetivo de atender a ajustes de balanço das distribuidoras, demandas adicionais temporárias e sazonalidade dos consumidores.
(Por Murillo Camarotto, Valor Online, 26/05/2008)