Alunos caminham por trilhas para aprender a importância da relação entre homens, animais e plantasDesconhecida pela maioria, misteriosa e fascinante. Não faltam adjetivos para a mata atlântica, defendida pela organização não-governamental Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade, em Jaraguá do Sul. Hoje é o Dia Nacional da Mata Atlântica, mas ontem 54 estudantes do 6º e 7º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Kanzler, lembraram a data percorrendo 1.150 metros de trilhas da floresta conservadas pela ONG.
Divididos em três grupos, os alunos mantinham todos os sentidos em alerta. De prancheta e caneta nas mãos, eles anotavam as informações repassadas pela secretária executiva do Instituto Rã-bugio, Elza Nishimura Woehl. O Centro Interpretativo da Mata Atlântica (Cima), no bairro Barra do Rio Cerro, em área cedida pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, é um espaço de educação ambiental.
A garotada aprendeu que no Estado há cinco modalidades de mata atlântica. Na região de Jaraguá do Sul, ela se caracteriza por árvores maiores, como a embaúba, baguaçu, guapuruvu, canela- preta e pau-jacaré. As outras quatro modalidades são a floresta de araucária, encontrada em região de planalto; campos de altitude (capim), na serra do Mar; manguezal, principalmente em Araquari, Joinville, Barra do Sul e Barra Velha; e restinga de litoral e floresta de baixada, com arbustos e plantas rasteiras.
Durante a caminhada, um sapinho da floresta apareceu para aumentar ainda mais a curiosidade dos visitantes. Elza Woehl pegou o bichinho na mão e contou que anfíbios, insetos, répteis, coatis, jaguatiricas, cachorros-do-mato e tatus povoam o local.
Além das trilhas, o Cima vai ter uma sede com dois blocos. O primeiro, que já está pronto, tem 150 metros quadrados, com refeitório, cozinha e banheiros. O segundo bloco, ainda em construção, oferecerá alojamento para pesquisadores (estagiários e voluntários), auditório para encontros e palestras, escritório, biblioteca. O complexo terá 372 metros quadrados de área construída.
(
A Notícia, 27/05/2008)