O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, seguiu as palavras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e confirmou que a estatal quer buscar crescimento "com características de responsabilidade social e ambiental". Mais cedo, Lula ressaltou que o objetivo da Petrobras é servir de alavanca para o desenvolvimento industrial do Brasil.
"Não acreditamos que seja possível conseguir crescimento e sustentabilidade se não tivermos enorme compromisso com o nosso maior mercado, que é o brasileiro", frisou o executivo, que participou hoje do lançamento do Programa de Modernização e Expansão da Frota e de Embarcações de Apoio da Petrobras, em Niterói, no Rio de Janeiro.
Gabrielli frisou ainda que, pelas expectativas de crescimento de mercado, a demanda e a oferta mundial de petróleo devem crescer de maneira semelhante, em torno de 1,8% ao ano. Segundo ele, parte do forte aumento dos preços da commodity no mercado mundial tem fator especulativo.
"Acho que um elemento importante na volatilidade e nas variações de curto prazo dos preços do petróleo decorre muito mais da entrada e saída de capitais financeiros do mercado do que de fundamentos do mercado de petróleo", ponderou.
(Por Rafael Rosas, Valor Online, 26/05/2008)