Em pronunciamento nesta segunda-feira (26/05), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) disse esperar que o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, mantenha as condições e os recursos para atuar em defesa da natureza. Ao mesmo tempo, fez um apelo a Minc para que destrave a burocracia permanente que continua a emperrar projetos de importância para o país, a exemplo das obras previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Serys lamentou ainda o avanço do desmatamento na Amazônia, ressaltando a necessidade de se atentar para a diferença existente entre as pessoas que vivem honestamente na floresta e aquelas que agem de má-fé.
- Quem quer a floresta preservada tem que ser incentivado - defendeu.
A senadora comentou ainda que o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, manifestou apoio ao projeto de sua autoria que torna obrigatório o inventário florestal digital (PLS 203/08). A proposta aguarda o recebimento de emendas na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
O PLS 203/08 estabelece que árvores comerciais remanescentes e porta-sementes sejam marcadas com equipamentos de monitoramento. Isso irá possibilitar a gravação criptografada das coordenadas de localização e informações sobre a espécie, bem como sobre altura, diâmetro e volumetria das árvores.
Segundo Serys, a proposta vai impossibilitar a manipulação de informações e o fim de créditos virtuais (madeira inexistente e substituição de espécies), de modo que a quantidade de madeira física e contábil sejam sempre as mesmas.
(Por Paulo Sérgio Vasco, Agência Senado, 26/05/2008)