O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (27) de manhã (10h20), em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, da solenidade de entrega da primeira locomotiva de grande porte produzida no Brasil. Até o ano passado, apenas as locomotivas de pequeno e médio porte eram fabricadas no país. O novo modelo é destinado principalmente ao transporte de minério e deve atender à demanda interna por esse tipo de veículo.
Logo após a cerimônia, que terá a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, Lula viaja para Brasília, onde cumpre compromissos à tarde, no Palácio do Planalto. Às 15h, ele dá posse ao novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que assume o lugar da senadora Marina Silva, titular da pasta durante mais de cinco anos e que deixou o cargo no último dia 13 de maio.
Na seqüência, o presidente despacha com os ministros Luiz Dulci, da Secretaria-geral (16h30), e Guido Mantega, da Fazenda (17h). Depois, em solenidade no Salão Leste, às 18h, assina atos para regularizar e reestruturar a dívida do setor rural e criar o Fundo de Catástrofes, um tipo de resseguro para o setor agrícola em caso de perdas de safra decorrentes de desastres naturais.
Participam os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; e da Fazenda, Guido Mantega.
Ainda hoje, no último compromisso do dia, Lula se reúne com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.
(
Agência Brasil, 27/05/2008)