Membros do Greenpeace se manifestaram hoje em Brasília em favor da criação de um santuário baleeiro no Atlântico Sul. Eles pediram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que insista nesse propósito.
A manifestação do Greenpeace teve forte impacto visual. Os ativistas chamaram a atenção desta vez com um enorme balão de plástico simbolizando uma baleia azul, inflado com uma potente bomba de ar.
A baleia de plástico foi colocada em frente ao Palácio do Planalto. A entidade que luta em defesa do ambiente entregou um documento de apoio ao Santuário de Baleias do Atlântico Sul que já conta com cerca de 20 mil assinaturas.
Segundo a organização, a reunião que a CIB (Comissão Internacional Baleeira) deve realizar em junho próximo, no Chile, "será uma nova oportunidade para que o Brasil expresse seu apoio à moratória para a caça comercial de baleias, que se aplica desde 1986".
O Greenpeace disse acreditar que o Brasil insistirá na criação de um santuário baleeiro no Atlântico Sul, uma proposta que o país promoveu no ano passado junto com a Argentina, mas que não foi aprovada pela CIB.
(Folha Online, 26/05/2008)