A Câmara Municipal de Rio Grande realizará no próximo dia 5, às 14h, uma audiência pública, de iniciativa do vereador Delamar Mirapalheta, para discutir a ampliação da área da Estação Ecológica (Esec) do Taim, a criação de um Parque Nacional em seu entorno e da Unidade de Conservação do Banhado do Maçarico.
Já estão sendo expedidos convites para as Prefeituras e Câmaras de Vereadores do Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí, direção da Fepam, Instituto Chico Mendes, Ibama, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Ministério Público Estadual e Federal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, agricultores, pecuaristas, arrozeiros e proprietários de serrarias instaladas na região.
Conforme o vereador Delamar Mirapalheta, é preciso que seja feito um amplo debate sobre o assunto. Ele observa que em 1978 foi declarada uma área de 33.815 hectares para fins de desapropriação para a Esec, mas foram desapropriados apenas 10.609 hectares, que entende ser a atual área da unidade. A intenção, segundo ele, é discutir a conveniência desses 33 mil hectares, levando em consideração toda a questão econômica envolvida.
(Jornal Agora, 27/05/2008)