Está marcada para o final de semana de 14 e 15 de junho a primeira ação externa do projeto Jogue Limpo, uma iniciativa da Assembléia Legislativa gaúcha. Durante o Pedágio do Jogue Limpo serão entregues adesivos nas cidades de São Leopoldo e de Gravataí, com o objetivo de conscientizar a população em relação à preservação dos Rios dos Sinos e Gravataí. Também serão distribuídas cartilhas elaboradas pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa, com orientações e dicas para não poluir e não jogar resíduos nos rios.
"Jogue Limpo é um conceito que impacta na consciência das pessoas. Cada vez que alguém lê a mensagem, absorve a idéia e percebe que pode fazer a sua parte", defende o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Alceu Moreira (PMDB), que estará presente nos dois dias de blitze. "A colocação dos adesivos no pára-brisa significa fazer com que milhares de pessoas assinem o compromisso ambiental com o seu rio e com a sua bacia hidrográfica".
A iniciativa integra o plano de comunicação da Casa sob o comando da Superintendência de Comunicação Social. A diretora de Publicidade, Arianne de Oliveira, explica que o objetivo é valorizar a ação parlamentar e trabalhar a imagem da Assembléia. "Esta é uma ação de cidadania e de preocupação com o meio ambiente que quer sensibilizar os gaúchos para a preservação e a conquista da qualidade de vida para as gerações futuras", resume.
Cada cidade receberá o evento em um dos dois dias. O pedágio acontecerá em uma das praças das cidades e está programado para ocorrer entre 10h e 16h. Os deputados da Comissão de Saúde e Meio Ambiente serão convidados a participar das atividades.
Separe!
A primeira ação com a chancela do Jogue Limpo foi a campanha interna Separe!, lançada em 7 de maio, e idealizada pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Legislativo, presidida por Elenice de Mello. A campanha é uma ação de cidadania de deputados, funcionários e colaboradores com o objetivo de separar o lixo da Casa. Atualmente, os resíduos sólidos recicláveis são destinados à Associação dos Trabalhadores da Unidade de Triagem do Hospital São Pedro (ATUT).
(Por Vanessa Lopez, Agência de Notícias AL-RS, 26/05/2008)