Os catadores de materiais recicláveis do Dunas ganharão uma unidade de reciclagem de lixo. O convênio entre a prefeitura e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) para a concretização do projeto será assinado às 11h de hoje na sede da Metroplan, em Porto Alegre, pelo coordenador da Unidade Gestora de Projetos, Jair Seidel. Mais de R$ 100 mil serão investidos no plano, aprovado na Consulta Popular de 2007.
Assinado o convênio, o Executivo dará início à licitação para selecionar a empresa que construirá a Usina. A expectativa é que a execução da obra comece no último trimestre do ano. Será construído um novo prédio especialmente projetado para abrigar a unidade, equipado com mesas para separação dos resíduos e aparelho de prensagem de material.
O empreendimento irá empregar 40 pessoas, selecionadas através do cadastro de catadores da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e do Sanep. “São 40 famílias que ampliarão sua renda dentro de sua comunidade, em sua própria atividade”, explica Seidel. Além da estrutura física, a prefeitura irá oferecer cursos de capacitação e treinamento aos futuros trabalhadores da Usina.
(Diário Popular, 27/05/2008)