Maio já está na sua última semana e as chuvas anunciadas não vieram na quantidade esperada. De acordo com as informações da diretora do Departamento de Águas e Esgoto de Bagé (Daeb), Estefanía Damboriarena, a média histórica de precipitação neste mês é superior a 160 milímetros. Pelo que relatou a diretora, com a última chuva recém se chegou aos 36 milímetros acumulados no mês. Tal defasagem caracteriza o momento crítico que atravessa a comunidade. Estefanía comentou que as barragens estão com níveis preocupantes. A Sanga Rasa está nove metros e meio abaixo do nível normal, a do Piray está com seis metros e quinze centímetros de déficit no seu nível e a Emergencial está apenas 50 centímetros abaixo da capacidade normal. Para minimizar os efeitos da estiagem é feita a transposição das águas da barragem do Piray, via arroio, para a Emergencial. E desta é feito o recalque para a estação de tratamento (Eta).
Estefanía disse que a expectativa do departamento é de espera. As previsões indicam, ainda para esta semana, novas precipitações e após isso a equipe técnica irá fazer uma avaliação das medidas de racionamento. Se persistir a estiagem ou se as chuvas forem insuficientes, a única medida possível será ampliar o número de horas em que o fornecimento é interrompido.Preocupada com a situação, Estefanía analisa as ações e alternativas encontradas para superar as dificuldades do momento. “As caixas d’água distribuídas à população foram muito importantes nesse período de escassez. Da mesma forma, a valiosa colaboração da comunidade, que soube poupar água e gastar com consciência o produto tratado”.
A diretora disse, também, que o Daeb espera a definição dos destinos da nova barragem. Segundo ela, aguardam a decisão administrativa do governo federal quanto à origem dos recursos necessários à obra e se o projeto será incluído no Pac (Programa de Aceleração do Crescimento).
De resto, declarou que toda a equipe do Daeb espera e confia que o mês de junho seja mais positivo em relação às chuvas.
(Por Cláudio Falcão, Jornal Minuano, 27/05/2008)