O Banrisul assinou nessa segunda-feira um contrato inicial de R$ 100 milhões com as empresas Capa Engenharia e Rodobens Negócios Imobiliários para financiamento habitacional de empreendimentos em Porto Alegre e interior do Estado. Os investimentos serão liberados nos próximos 60 dias na produção de dois empreendimentos em Porto Alegre, os condomínios residenciais Terra Nova Vista Alegre e o Terra Nova Nature.
O objetivo do projeto é atender a cidades com mais de 150 mil habitantes com renda salarial entre três e dez salários mínimos. "Queremos focar a classe C da população no interior do Estado e, com isso, sair um pouco das capitais", afirma o presidente da Rodobens, Eduardo Gorayeb. Serão construídos 10 mil casas de 47 m2 a 100m2 nos municípios do Interior e 1.020 apartamentos na Capital. As empresas farão os repasses dos financiamentos através do banco. O contrato prevê um investimento total de R$ 1 bilhão.
Para o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, oferecer casas populares a prestações reduzidas no interior será uma grande vantagem para a população. "Estamos com uma grande expectativa com este projeto e esperamos atingir o maior número de pessoas possível", comenta Lemos. Com o convênio, os recursos estarão disponíveis nos próximos dias para a Capital e nos próximos meses para o interior. As cidades gaúchas atendidas, além de Porto Alegre, são Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeirinha, Gravataí, Santa Cruz do Sul e Alvorada.
(JC-RS, 27/05/2008)