A abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente 2008 será marcada pela inauguração de obra que contribuirá com as ações do Projeto de Conservação da Mata Atlântica RS.
No município de Osório, em 27 de maio - Dia Nacional da Mata Atlântica, às 9 horas, será inaugurada a sede do pelotão de um dos Batalhões do Comando Ambiental da Brigada Militar, que fica na esquina das ruas Firmiano Osório e 24 de Maio. Estarão presentes o Secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, e a Gerente Executiva do Projeto Mata Atlântica, Vera Pitoni.
O prédio, com dois pavimentos, tem 420m² de área construída, no valor de R$ 601 mil reais provenientes do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW Entwicklungsbank, por meio da cooperação financeira com o Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Meio Ambiente/Projeto Mata Atlântica RS. Somados à edificação, a infra-estrutura com mobiliário, equipamentos, informática e veículos totalizam pouco mais de R$ 1 milhão de investimento na sede.
O Comando Ambiental da Brigada Militar é um dos co-executores do Projeto de Conservação da Mata Atlântica, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
A construção de sedes para o policiamento ambiental é uma das ações previstas no Projeto, além da estruturação do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema, da implementação de 11 unidades de conservação com a elaboração de seus planos de manejo, estudos fundiários das áreas, inclusão das populações locais e de organizações não-governamentais em conselhos consultivos das unidades e execução de Sistema de Informações Geográficas.
Biodiversidade
O foco do Projeto são 28 municípios do nordeste gaúcho, estando a maioria deles na região turística do Litoral Norte: Osório, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Caraá, Imbé, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Terra de Areia, Maquiné, Morrinhos do Sul, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Torres, Xangrilá, Santo Antônio da Patrulha, Igrejinha, Jaquirana, Gramado, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Riozinho, Rolante, Taquara, Canela, Cambará do Sul e Três Coroas.
A Mata Atlântica tem uma biodiversidade oito vezes maior do a da Amazônia e é um dos últimos refúgios para a fauna e flora, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção.
O Bioma Mata Atlântica, considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal, ocupava cerca de 1.300.000km² do território brasileiro e hoje seus remanescentes estão reduzidos a aproximadamente 7,84% da cobertura florestal original. No RS o Bioma abrange, atualmente, uma área de aproximadamente 130.903 Km², ou seja, cerca de 46% da área do Estado.
A Semana Estadual do Meio Ambiente segue até 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente. Programação completa em www.sema.rs.gov.br.
(Sema, 26/05/2008)