A palestra "O Estado da Arte dos Fóruns Estaduais de Mudanças Climáticas", seguido de workshop sobre o tema, acontece nesta terça-feira (27) entre 10h30min e 17h, no auditório Talento Empreendedor do TecnoPUC, no campus central da PUCRS. O evento é promovido pelo Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC), vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2008, que acontece de 27 de maio a 05 de junho.
O palestrante do encontro será o especialista em energia e clima Neilton Fidelis da Silva, membro do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Ele falará sobre a atuação dos Fóruns de Mudanças Climáticas dos Estados brasileiros e a interação existente entre eles.
A partir das 14 horas, terá início o workshop com a participação de alguns membros do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, apresentando estudos regionais sobre o tema tratados por suas entidades. Conforme a secretária executiva do FGMC e assessora técnica da Sema, Ana Cruzat, no RS existem avanços sobre os possíveis impactos das alterações do clima em diversos setores, como na agricultura e saúde. "Existem estudos, pesquisas, desenvolvimento de modelagens meteorológicas e diagnósticos em pequena escala feitos por diferentes órgãos", afirma Cruzat.
Ela ainda destaca que no Rio Grande do Sul está o primeiro fórum de fronteira do Brasil, que poderá interagir com as questões climáticas da Argentina e do Uruguai.
Os participantes do workshop são: Francisco Eliseu Aquino do Instituto de Geociências da UFRGS com "Clima, a Criosfera e o Sul do Brasil; o diretor do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS, Jorge Alberto Wilwock, sobre "Mudanças Climáticas no RS: Causas Naturais e Antropogênicas"; os pesquisadores da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, Silvio Steinmetz e Carlos Reisse Júnior sobre "Possíveis impactos das mudanças climáticas na agricultura do RS"; professor da faculdade de Meteorologia da UFPel, Júlio Renato Marques com a "Variabilidade da precipitação no RS e suas incertezas"; o chefe do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel, Gilberto Barobosa Diniz, falando sobre "Climatologia do Estado em relação à precipitação, temperaturas máxima e mínima"; o pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS, Glayson Bencke, com "Mudanças Climáticas: alguns efeitos prováveis sobre a biodiversidade do RS"; e o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, para tratar sobre "Mudanças Climáticas: possíveis reflexos na saúde da população do RS".
Ao final do workshop, deverá ser formulado um documento sobre o encontro com propostas de atuação regional do FGMC, a fim de contribuir com a formulação da Política Nacional de Mudanças Climáticas, cuja versão preliminar está a cargo do Grupo Executivo do Comitê Interministerial sobre Mudanças do Clima, criado por decreto no ano passado pelo governo federal.
(Sema, 26/05/2008)