Vinte e um pássaros foram apreendidos e dois homens foram presos neste sábado por comércio ilegal e manutenção em cativeiro de animais da fauna silvestre. De acordo com a Polícia Militar do Meio Ambiente, eles foram multados em R$ 10.500.
Tudo começou com a prisão de Wellington da Silva Almeida, 29 anos, que transitava por uma rua do bairro São Bernardo, região Norte de Belo Horizonte, com um trinca-ferro, que teria sido comprado de Fábio Luiz Gomes dos Santos, de 37 anos, morador do bairro Sagrada Família, na região Leste.
Depois da busca nas casas dos dois homens, a polícia encontrou na casa de Wellington nove pássaros em cativeiro e sem autorização dos órgãos ambientais. Eram sete trinca-ferros, um estrelinha e um coleirinha. Durante a averiguação foram localizados ainda mais 11 pássaros sob a guarda de vizinhos.
Na residência de Fábio Luiz não foram encontrados pássaros, mas a PM afirma que o local tinha indícios fortes. Entre eles, penas de aves silvestres e grande quantidade de pregos na parede, prontos para dependurar gaiolas, que teriam sido retiradas do local.
Os animais foram encaminhados para a sede da PM para depois serem encaminhados ao Ibama.
O crime ambiental é tipificado no artigo 29, item III da lei federal 9605/98 e no inciso III do parágrafo 1° do artigo 11 do decreto federal 3179/99. A dupla foi levada para a delegacia de Venda Nova. Além da multa, eles podem pegar de 6 meses a um ano de prisão.
(Por Elaine Pereira, Portal Uai, 25/05/2008)