A primeira venda de permissões de emissão sob um esquema de comércio australiano ocorreu esta semana quando a companhia de energia AGL vendeu 10 mil permissões por meio de um contrato para entrega futura com o Banco Westpac. O preço foi de 19 dólares australianos (18,20 dólares) por permissão, cada uma equivalente a uma tonalada de dióxido de carbono (CO2) para entrega em fevereiro de 2012.
As permissões ainda não existem, o esquema de comércio de emissões (ETS - emissions trading scheme) da Austrália deve ter início somente a partir de 2010 e o governo esta esperando recomendações de um estudo independente sobre as opções de comércio de carbono (que deve sair em junho) antes de publicar os detalhes do esquema no final do ano.
A venda se baseia em transações similares que aconteceram antes do inicio das atividades do ETS da União Européia em 2005. O preço de 19 dólares é baixo em comparação ao que muitos observadores esperam do mercado de carbono, e é menos da metade dos preços futuros das permissões européias. Mas a AGL disse à Revista Fianceira Australiana que foi o reflexo da sua melhor estimativa para o provavel preço inicial sob o esquema.
A AGL faz parte atualmente do Esquema de Abatimento de Gases do Efeito Estufa de New South Wales (NSW Greenhouse Gas Abatement Scheme), onde as permissões tem sido negociadas abaixo de 19 dólares a tonelada.
(Carbono Brasil, 23/05/2008)