Uma valorização do biodiesel é o que os produtores prevêem para o segundo semestre deste ano. Entre os fatos que apóiam essa expectativa estão os preços verificados nos últimos leilões do biocombustível e a elevação de 2% para 3% da participação do biodiesel na fórmula do diesel mineral a partir de 1 de julho.
O presidente da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), Odacir Klein, lembra que no leilão de abril, realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o litro do biodiesel verificou um preço de R$ 2,69. O resultado foi cerca de R$ 0,90 superior ao registrado nas disputas realizadas no final do ano passado.
Outro ponto positivo é a perspectiva de aumento de demanda em volume. O diretor-executivo e de Relações com Investidores da Brasil Ecodiesel, Ricardo Vianna, calcula que o B3 (adição de 3% de biodiesel no diesel) gerará um mercado total no Brasil de cerca de 1,3 bilhões de litros de biodiesel neste ano. Neste primeiro trimestre, somente com o B2 (2% de biodiesel no diesel) a Brasil Ecodiesel produziu 70,7 milhões de litros de biodiesel e vendeu 86,9 milhões de litros. Volumes que representam um crescimento de 14,8% em relação ao trimestre anterior. Parte dessa produção teve origem na unidade que a companhia possui em Rosário do Sul.
Também a Oleoplan, que tem sua usina em Veranópolis, registrou aumento de produção. O diretor da divisão de biodiesel da Oleoplan, Marcos Boff, relata que a empresa vendeu em 2007 cerca de 10 milhões de litros de biodiesel. Neste ano, a companhia já comercializou em torno de 25 milhões de litros do biocombustível. Boff informa que para o segundo semestre está garantida a venda de mais 17 milhões de litros e a expectativa é de fechar 2008 com uma comercialização de cerca de 60 milhões de litros. A usina de Veranópolis possui capacidade para gerar até 200 milhões de litros de biodiesel ao ano. Boff diz que a companhia já esperava que a demanda de biodiesel crescesse gradativamente.
A Granol, que possui planta em Cachoeira do Sul, tem capacidade disponível para ampliar a produção com novas vendas a serem avaliadas nos próximos leilões, a depender dos preços. A diretora-financeira da Granol, Paula Regina Gomes Cadette Ferreira, relata que a capacidade de produção da unidade de Cachoeira do Sul é de 140 milhões de litros de biodiesel por ano. "Estamos produzindo na medida dos nossos compromissos, ou seja, os 51,64 milhões de litros vendidos nos leilões da ANP e da Petrobras, para entregar de janeiro a setembro deste ano", afirma Paula.
Já o diretor de operações da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella, revela que a unidade da empresa em Passo Fundo produziu em 2007 um volume de 20 milhões de litros de biodiesel. Para este ano, a projeção é de uma produção de 80 milhões de litros, sendo que até o momento chegou-se a 22 milhões de litros de biodiesel. A capacidade atual da BSBIOS em Passo Fundo é de uma produção de até 110 milhões de litros ao ano.
(Por Jefferson Klein, JC-RS, 26/05/2008)