A utilização da orla do Guaíba para a construção de um grande centro de eventos em Porto Alegre seria uma importante maneira de fomentar o turismo na Capital. Esta é a opinião do presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SindPoa), Daniel Antoniolli. Ele palestrou na semana passada no Fórum "Porto Alegre - Uma Visão de Futuro", promovido pela Câmara de Vereadores da Capital na Pucrs.
"Temos bons equipamentos para sediar eventos de grande porte na cidade, como a Pucrs e a Fiergs, mas seria importante que construíssemos um local de classe mundial", afirmou. A idéia é utilizar a região próxima ao Guaíba, um dos principais cartões postais do Estado, para construir um grande centro de eventos, o que ofereceria um diferencial substancioso. Antoniolli destaca que o ideal seria erguer um equipamento sem igual na América do Sul, que colocasse Porto Alegre como grande candidata para receber novos eventos internacionais de diversos gêneros.
"Já temos muitos atrativos para conquistar eventos, e só precisamos realizar alguns ajustes pontuais para chamar mais turistas", aponta. Uma das fontes de recursos para erguer o centro de convenções na proximidade do Guaíba pode ser o fundo municipal de turismo, que está em fase de regulamentação e prevê a criação de um mecanismo para reunir recursos para investir em obras de infra-estrutura e divulgação internacional.
O palestrante destacou a importância de direcionar parte do ISS arrecadado por empresas ligadas ao turismo para este fundo. "O retorno financeiro para o Estado e Porto Alegre seria muito grande, tendo em vista que 60% dos gastos do turista são no comércio".
Antoniolli lembra que o potencial da cidade para receber mais congressos e encontros estrangeiros. A divulgação da Capital com a realização dos fóruns sociais mundiais e o referencial conquistado com a criação do Orçamento Participativo, colocaram o município na vitrine, especialmente na Europa, grande geradora de eventos. "Além disso, a cidade tem facilidade de acessos e menos problemas de trânsito do que metrópoles como São Paulo", afirmou. No ano passado, Porto Alegre reassumiu a posição de quarta cidade brasileira como destino de eventos internacionais no Brasil, de acordo com o International Congress and Convention Association (ICCA).
Outra idéia para movimentar o turismo de eventos é fortificar financeiramente os organismos de divulgação, como o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau. Outra idéia é criar uma agência de promoção e organização turística com gestão profissionalizada e controle multissetorial - poder público, entidades empresariais etc.
O organismo poderia ter capital aberto em bolsa de valores. Obras de infra-estrutura, como melhoria na sinalização e pontos de atendimento ao turista também são fundamentais para atrair e fazer retornar os visitantes de outros países.
(JC-RS, 26/05/2008)