A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, o Instituto Nacional do Plástico (INP) e a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) assinam hoje o Compromisso de Parceria para a Implementação do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas. O objetivo é reduzir em no mínimo 30% o consumo deste tipo de embalagem no Brasil.
A proposta é produzir sacolas mais resistentes, seguindo a norma ABNT 14.937. As embalagens trarão também a informação sobre o peso que suportam, oferecendo segurança ao consumidor, que pode dispensar a sobreposição da embalagem. De acordo com simulações já realizadas pela Plastivida, será possível reduzir em pelo menos um terço a distribuição das sacolinhas nos supermercados.
Esta iniciativa é resultado de uma parceria dos representantes da indústria do plástico com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Embora as embalagens sejam mais caras, o varejo não vai arcar com custos mais altos para abastecer-se, uma vez que poderá encomendar à indústria um volume menor de sacolinhas.
(
Correio do Povo, 26/05/2008)