Um terremoto de 5,5 graus na escala Richter sacudiu neste sábado (24/05) Bogotá e o centro da Colômbia, deixando assustada a população da capital.
Em Bogotá, milhares de pessoas em pânico saíram às ruas sob uma forte chuva após o tremor, sentido de maneira prolongada na capital colombiana.
O abastecimento elétrico ficou prejudicado, tendo sido registrados, também, focos de incêndios.
Segundo a rádio RCN casas ficaram destruídas nos povoados aos pés da cordilheira dos Andes nos Departamentos de Cundinamarca e Meta.
Unidades dos bombeiros e da polícia se mobilizaram em diversos pontos da cidade para ajudar em eventuais emergências.
Segundo a companhia estatal Ingeominas, o tremor de 5,5 graus ocorreu às 14h20 (hora local) e seu epicentro se situou sob o povoado de El Calvario, no Departamento de Meta, região centro-oeste do país, a 53 quilômetros ao sudeste de Bogotá e a 3,5 quilômetros de profundidade.
Segundo o Instituto de Geofísica americano (USGS), o tremor que abalou neste sábado a zona central da Colômbia teve magnitude de 5,7.
O instituto americano utiliza a escala "magnitude de momento" (Mw), diretamente ligada aos parâmetros do sismo (superfície e quantidade de deslizamiento sobre a falha). Nesta escala aberta, um tremor de magnitude 6 é considerado forte.
(Folha online, 24/05/2008)