Uma área de cerca de três hectares, o equivalente a três campos de futebol, foi destruída pelo fogo que atingiu o alto do Morro Dois Irmãos, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.
As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. Segundo os bombeiros, o fogo, que começou na sexta-feira (23/05), pode ter sido provocado por moradores que usam a queimada para limpeza da área, para facilitar o acesso entre os morros Dois Irmãos, Vidigal e Rocinha, ou ainda para construção de novos barracos. Uma outra hipótese para o incêndio no Morro Dois Irmãos, que não foi descartada pelo Corpo de Bombeiros, é que o fogo tenha começado com a queda de um balão, no alto do morro.
O incêndio foi debelado pelos bombeiros durante a madrugada deste sábado. Trinta homens, sendo 15 do Grumamento Florestal, trabalharam no local. Dois helicópteros auxiliaram os trabalhos dos bombeiros na mata fazendo o rescaldo da área. Segundo o major Luiz Otávio, do quartel do Alto da Boa Vista, um balão que caiu no alto da mata teria sido a causa do incêndio, já que no feriado de quinta-feira (22/05) muitos balões foram vistos cruzando o céu da cidade e caindo até em vias urbanas.
O fogo atingiu uma região conhecida como Penhasco dois Irmãos, área de proteção ambiental, na parte voltada para a favela do Vidigal. Como os bombeiros não conseguiam chegar ao topo do morro, a situação se agravou à noite. O incêndio podia ser visto pelos motoristas que trafegavam pela Auto-Estrada Lagoa-Barra. No fim da tarde, a densa fumaça chamava a atenção e, de longe, a imagem lembrava a de um vulcão prestes a entrar em erupção.
(Por Marcelle Carvalho e Vitor Machado, O Globo, 24/05/2008)