A Polícia Militar Ambiental deteve neste sábado (24/05) 20 pessoas em dois casos envolvendo balões na Grande São Paulo. Em Mogi das Cruzes, por volta das 9h, oito homens, divididos em quatro motocicletas, foram surpreendidos transportando um balão que haviam resgatado em uma área rural. Eles não reagiram e se entregaram.
— As motos estavam com adesivos de um grupo de baloeiros (Turma do Pôr-do-Sol) de Mauá — afirmou o sargento da PM Ambiental Alexandre Gomes de Queiroz.
O sargento contou que o grupo carregava duas máquinas fotográficas e duas câmeras com registros de soltura de balões. Cada detido deverá ser multado pela polícia em R$ 5.590,99. O caso foi encaminhado ao 2º Distrito Policial, de Brás Cubas.
Em Itapecerica da Serra, após uma denúncia anônima, os policiais encontraram, por volta das 10h30min, cerca de 20 pessoas preparando-se para soltar um balão, de cerca de 15 metros de altura, em uma rua de terra. A polícia conseguiu deter 12. Os demais correram.
De acordo com o tenente da PM Ambiental Rafael Paladino, foram apreendidos o objeto, um botijão de gás usado para enchê-lo e fogos de artifício. Os detidos foram levados ao DP central do município. Quatro deles deverão ser multados e autuados por crime ambiental e os outros, liberados.
(Clicrbs, 24/05/2008)