Uma grande camada de espuma formou-se na manhã de sexta-feira (23/05) no leito do Aarroio Viesenthal, Vila Kunz, bairro Canudos, despertando a atenção de moradores. A formação, que chegou a atingir 2 metros de altura, começou por volta das 6h30min, dissipando-se às 11h e, segundo moradores da região, não foi a primeira vez que o arroio apresentou espuma branca, muito semelhante à causada pelo uso de detergente lava-louças. Na sexta (23/05), no entanto, estava mais encorpada.
Durante a manhã, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Semap) estiveram no local para constatar o problema, mas a espuma já havia se diluído. Neste final de semana e no decorrer da próxima, equipes da pasta estarão monitorando as águas para conseguir amostras durante a formação.
Segundo o titular da Semap, Alvício Luiz Klaser, é muito provável que a espuma seja mesmo resultante do acúmulo de resíduos domésticos, como xampu e detergente. Klaser lembra que, no ano passado, outro arroio da cidade, o Luiz Rau, também apresentou fato semelhante e constatou-se que a causa era o uso de detergentes por empresas lavadoras de carros da região.
As amostras, uma vez coletadas, serão enviadas ao laboratório da Comusa - Serviço de Àgua e Esgoto de Novo Hamburgo. O resultado demora 15 dias para ficar pronto.
(Correio do Povo, 24/05/2008)