O dióxido de carbono (CO2) emitido por atividades humanas tem tornado a água do oceano tão ácida que ela está corroendo conchas e esqueletos de estrelas-do-mar, corais, moluscos, mexilhões e outros grupos marinhos, dizem cientistas.
Pesquisadores que anunciaram a descoberta na quinta-feira (21/05) já sabiam que a acidificação estava ocorrendo em águas profundas longe do litoral, mas disseram que é "verdadeiramente surpreendente" o aparecimento deste fenômeno prejudicial a animais de água mais rasas no Pacífico, numa faixa do México ao Canadá.
"Isso significa que a acidificação do oceano pode estar impactando seriamente a vida marinha em nossa plataforma continental agora mesmo", disse Richard Feely, do Laboratório Ambiental Marinho do Pacífico, que faz parte da NOAA (agência climática dos EUA).
Os dados sobre a corrosão que prejudica animais foram coletados num cruzeiro de pesquisa em 2007.
Várias atividades naturais, como a respiração humana, emitem o gás de efeito estufa CO2 para a atmosfera. Mas processos industriais que envolvem queima de combustíveis fósseis é que têm aumentado as emissões.
(Folha online, 23/05/2008)