Administração e Fuvates firmam parceria para iniciativa com recursos de multas administrativas e criminais aplicadas
Lajeado - Um convênio para o desenvolvimento de um projeto-piloto no tratamento de efluentes líquidos domésticos foi assinado ontem (22) pela prefeita de Lajeado, Carmen Regina Cardoso, e pelo presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), Roque Bersch. Essa iniciativa, ao valor de mais de R$ 6 mil, será realizada com recursos do Fundo Municipal do Ambiente (Sema), que é mantido por multas administrativas aplicadas pela Secretaria do Meio Ambiente e multas criminais infligidas pelo Ministério Público, administrado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), cujo presidente, Anestor de Moura, também esteve no ato com a secretária do Meio Ambiente de Lajeado, Simone Schneider.
De acordo com Bersch, a assinatura desse convênio é muito importante porque reafirma o relacionamento entre o governo municipal e a instituição, o que é motivo de orgulho e satisfação para a Fuvates. "Além disso, é tecnicamente importante para ligar a vida acadêmica aos problemas reais da comunidade", disse ele. Assim como a Fuvates, outros quatro convênios já foram assinados entre o Poder Público e entidades que inscreveram seus projetos para receber subsídios do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Como vai ser
O projeto Tratamento de Efluentes Líquidos Domésticos Através da Utilização de Um Sistema Compacto tem por objetivo a montagem de um sistema compacto de tratamento de efluentes líquidos próprios da Univates, para que os alunos da graduação e pós-graduação possam estudar a aplicação dos processos anaeróbios e aeróbios, isolados ou conjuntamente. O projeto prevê o tratamento-piloto de efluentes domésticos em escala-piloto, sendo tratada a vazão média de 0,5m³.
(O Informativo do Vale, 23/05/2008)