Em dois anos algumas mudas já atingem mais de cinco metros de altura
Agricultura plantou 1,3 mudas para ser aproveitadas em obras públicas. Algumas já estão com mais de cinco metros
A Secretaria da Agricultura decidiu ocupar área ociosa de propriedade do município, existente nos fundos do Parque Municipal Christoph Bauer, para o plantio de cana-de-açúcar. Em outra parte foram colocadas 1,3 mil mudas de eucalipto. Algumas árvores já alcançam mais de cinco metros de altura. O secretário Silvio Schmitz frisa que no local já existiam eucaliptos de grande porte, além do capoeirão. "Do jeito como a terra estava não iria ser tirado nenhum proveito. Com o plantio das mudas, um dia essas árvores vão poder ser de muita utilidade em obras públicas", destaca Schmitz.
O técnico agropecuário Jadir Brass frisa que o único custo foi a compra das mudas, já que o restante do trabalho foi feito por funcionários da prefeitura. "Um dia essas árvores vão ser úteis, porque o eucalipto tem muito aproveitamento na construção civil ou em outras finalidades." Salienta ainda que será necessário fazer uma limpeza na área para retirada da capoeira e selecionar as árvores. "As que cresceram tortas vão poder ser cortadas e usadas como escoras em obras. As mais retas podemos deixar crescer para no futuro ser usadas como tábuas ou para outras finalidades, de acordo com a necessidade."
Cana-de-açúcar
A plantação de cana-de-açúcar foi feita no ano passado. O objetivo é fazer mudas para ser repassadas aos agricultores. Para tanto haverá reunião promovida pela Secretaria da Agricultura na terça-feira. O objetivo do encontro é explicar as técnicas de cultivo e o manejo da planta. "Muitos produtores já manifestaram interesse em cultivar cana", afirma o secretário da Agricultura, Silvio Schmitz. Salienta que uns querem aproveitá-la para instalar um alambique e produzir cachaça, outros vão usá-la nas agroindústrias para derivados como melado, rapadura e outros. Estão sendo produzidas duas variedades. Uma delas tem mais folhas e é destinada para ser tratada aos animais como pasto e a outra para caldo. Cada agricultor interessado pode optar pelo que pretende se dedicar.
(Por Deolí Gräff, O Informativo do Vale, 22/05/2008)