Mais de um ano depois de sancionada a Lei das ciclovias - lei nº 14.266, de 6 de fevereiro de 2007 -, o Simpósio sobre Integração Bicicleta mais São Paulo fez balanço sobre o que já foi feito para implementá-la e discutiu medidas para um futuro próximo
Em fevereiro do ano passado, foi sancionada a Lei das Ciclovias - nº 14.266, de 6 de fevereiro de 2007 -, de autoria do vereador Chico Macena, para a cidade de São Paulo. O "Simpósio sobre Integração Bicicleta mais São Paulo", no dia 19 de maio, procurou avaliar o que tem sido feito para a implementação da lei neste pouco mais de um ano.
Macena ressaltou a importância de se criar um sistema cicloviário eficiente no município e incentivar a cultura do uso de bicicletas como meio de transporte. De acordo com Laura Ceneviva, representante da secretaria do Verde e Meio Ambiente, de 2010 a 2020, São Paulo deve ter cerca de mil quilômetros de ciclovias.
André Pasqualini, diretor do site CicloBr, apresentou um vídeo feito por ele, que mostra, em um percurso de dez minutos de bicicleta, infrações cometidas por motoristas contra a legislação de trânsito - o equivalente a R$250 mil em multas. Ele falou sobre a importância de se aumentar a fiscalização para que a lei possa ser cumprida e sugeriu que o valor das multas fosse utilizado para a construção da infra-estrutura necessária para os ciclistas.
Também foram mostradas iniciativas adotadas em outros países e que poderiam servir de inspiração para a cidade de São Paulo.
(Por Thays Prado,
Planeta Sustentável, 21/05/2008)