O INPE está concluindo as análises do sistema de alerta do desmatamento DETER para o mês de abril de 2008 e anunciou que vai apresentar os dados finais na segunda-feira, dia 26.O DETER é um sistema levantamento de desmatamento realizado com dados do sensor MODIS do satélite Terra/Aqua e do Sensor WFI do satélite CBERS, de resolução espacial de 250 metros. O sistema foi concebido como alerta para suporte à fiscalização e controle de desmatamento. São mapeadas tanto áreas de corte raso quanto áreas em processo de desmatamento por degradação florestal. Por conta da resolução limitada, é possível detectar apenas polígonos de desmatamento com área maior que 25 hectares. Portanto, o DETER captura apenas parte dos desmatamentos ocorridos, devido à menor resolução das imagens/sensores utilizadas.
Também é necessário considerar que, devido à cobertura de nuvens, nem todos os desmatamentos maiores de 25 hectares são identificados pelo sistema. Portanto é necessário analisar os dados à luz da área de cobertura de nuvens. A cobertura pode variar enormemente de um mês para outro, assim como de um local para outro. Em relação à cobertura de nuvens dos últimos dois meses, o INPE informou que, em março de 2008, 78% da Amazônia estava coberta de nuvens. Os estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia tiveram 69%, 95% e 96%, respectivamente, de seus territórios cobertos de nuvens. Já em abril, apenas 53% da Amazônia esteve sob nuvens, sendo que MT, PA e RO com 14%, 89% e 5% de cobertura de nuvens.
De acordo com o ministro indicado do meio ambiente, Carlos Minc, que teve acesso aos dados preliminares do DETER, houve novo aumento no desmatamento em abril, confirmando assim a tendência dos meses anteriores.
(
Amazonia.org.br, 22/05/2008)