O senador Paulo Paim (PT-RS) leu, nesta quarta-feira (21/05), trechos de uma carta em que Frei Beto, ex-conselheiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, homenageia a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva em seu retorno ao Senado. Na carta, a senadora, que reassume seu mandato na semana que vem, é comparada a Cícero, cônsul e maior orador da Roma antiga, responsável por desfazer, no Senado, os planos perversos de Catilina contra o Estado.
"Retorna à tua cadeira no Senado Federal. Lembra-te ali de teu colega Cícero, de quem estás separada por séculos, porém unida pela coerência ética, a justa indignação e o amor ao bem comum. Faz ressoar ali tudo o que calaste como ministra. Não temas, Marina. As gerações futuras haverão de te agradecer e reconhecer o teu inestimável mérito", diz a carta.
Paim diz que leu apenas trechos, por não concordar com todo o teor da carta, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, e que, a certa altura, faz críticas ao governo. Com base também no documento de Frei Beto, Paim louvou o compromisso de Marina com as florestas e a causa ecológica.
Em seu discurso, o senador gaúcho tratou de outros três temas, entre os quais o anúncio de que o Instituto de Previdência Social dos Portuários (Portus) foi salvo da liquidação. O fundo, agora, será saneado por meio de um aporte de R$ 400 milhões das patrocinadoras (companhias docas), pela discussão de novo estatuto, participação dos trabalhadores na gestão da entidade e por campanhas de atração de novos participantes.
O senador também falou sobre o asfaltamento de um trecho da BR 285, que une os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre São José dos Ausentes (RS) e Timbé do Sul (SC). Além de facilitar o transporte de mercadorias, inclusive para exportação, a obra ampliará a integração econômica e turística dos dois estados. O início das obras foi marcado por um evento realizado em Santa Catarina nesta quarta-feira (21/05).
(Por Nelson Oliveira, Agência Senado, 21/05/2008)