A presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, Janete Capiberibe (PSB-AP), anunciou na quarta-feira (21/05) que o Ministério dos Transportes disponibilizou recursos do Fundo da Marinha Mercante (fundo administrado pelo ministério para financiar a construção de estaleiros e embarcações) para a região amazônica. Segundo a deputada, o fundo conta com R$ 1,2 bilhão por ano.
Após sair da reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, a deputada adiantou que vai realizar reuniões com as nove assembléias legislativas estaduais para divulgar o fundo. O objetivo é que as populações tradicionais, organizadas em cooperativas, possam ter acesso aos recursos.
Grupo de trabalho
Janete Capiberibe disse ainda que o ministro dos transportes acatou proposta da comissão de criar um grupo de trabalho para elaborar uma política pública de transportes para a região. O grupo deve ser integrado por representantes do Ministério dos Transportes e do Comando da Marinha.
A deputada também informou que a Comissão da Amazônia vai conversar com os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia para que seja criado, na região, um centro tecnológico de aprimoramento da arquitetura naval em nível técnico e médio. Janete disse que essas conversas também ocorrerão com universidades da Amazônia. Ela acredita que essas escolas devam agregar o conhecimento tradicional de ribeirinhos, pescadores e índios.
(Por Ana Raquel Macedo, Agência Câmara, 21/05/2008)