No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Rio Grande do Sul pode se tornar palco de uma ação inédita e ambiciosa que cobrirá de verde as cidades gaúchas.
O governo do Estado e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW Brasil) convocou os 496 municípios a aderir ao projeto Árvore é Vida, que prevê o plantio simultâneo de 1 milhão de mudas no dia 5. Para participar, cada prefeitura deve eleger as áreas onde serão plantadas as árvores nativas e comunicar o governo. A iniciativa conta com apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Referência mundial, o projeto Árvore é Vida foi apresentado em encontro na sede das Nações Unidas, em Nova York, em 6 de maio. Além de melhorar as condições do clima e ambiente dos municípios, a iniciativa quer criar uma consciência ecológica entre os gaúchos. A idéia é engajar entidades, escolas e associações de bairro na mobilização, que pretende também encorajar os gaúchos a presentear amigos e família com árvores nas ocasiões especiais.
Como participar
As prefeituras devem confirmar sua adesão ao projeto Árvore é Vida respondendo a convocação pelo e-mail (coordenadoriadamulher@gg.rs.gov.br) da Coordenadoria Estadual da Mulher, que lidera a ação. Também podem entrar em contato pelo telefone (51) 3288-6735.
(Zero Hora, 22/05/2008)