Em busca do aperfeiçoamento de idéias para a Capital, o fórum "Porto Alegre - Uma Visão de Futuro", debateu, na tarde desta quarta-feira (21/05), no Centro de Eventos da PUC, os temas Insdústria e Serviços Tradicionais; Setores emergentes: Saúde e Tecnologia e Atividades Culturais, Turismo e Lazer. A oficina foi coordenada pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Maria Alice Lahorgue.
As discussões em torno do tema Indústria e Serviços Tradicionais definiram como prioridade a elaboração de empreendimentos sustentáveis, a formação de um distrito industrial menos segmentado, a criação de ações de reciclagem e a busca por mais apoio dos governos aos serviços industriais. Além disto, o grupo mostrou a necessidade de Porto Alegre expandir a agroindústria, a suinocultura e o turismo rural na cidade.
O grupo que discutiu "Setores emergentes: Saúde e Tecnologia" ressaltou a importância da tecnologia para facilitação do acesso à saúde. Entre as ações sugeridas estão a informatização e o aparelhamento dos postos de saúde, a capacitação dos servidores, a articulação de investimentos em saúde e tecnologia atrelados ao planejamento urbano e a implantação de pólos regionais de desenvolvimento tecnológico.
Entre as propostas do debate "Atividades Culturais, Turismo e Lazer", os grupos destacaram processos como o turismo de negócios e eventos; turismo voltado ao aproveitamento da orla do Lago Guaíba; questões político-operacionais e equipamentos para a população. “Com este público representativo da sociedade presente às oficinas, pretendemos que estas demandas, no mínimo, se incorporem nas ações de pensamento para o futuro de Porto Alegre”, argumentou o professor do curso de Economia da Cultura da Ufrgs, Leandro Valiati.
Ao final, também foram citadas questões transversais a todos os temas. Entre elas, os participantes lembraram a recuperação dos bairros, o saneamento básico, a qualificação do setor público, pólos tecnológicos, fomento ao empreendedorismo e a responsabilidade social nas empresas.
Participaram das oficinas os vereadores Ervino Besson (PDT), Cláudio Sebenelo (PSDB) e Adeli Sell (PT).
(Por Leonardo Oliveira, Taidje Gut, Ester Scotti e Carlos Scomazzon, Ascom CMPA, 21/05/2008)