Um ambicioso projeto científico para conservação de espécies animais em extinção está ameaçado pela rígida legislação do Reino Unido relativa aos experimentos com animais. Os pesquisadores britânicos querem construir uma espécie de "arca de Noé", um banco de informações genéticas com células e material de DNA de espécies ameaçadas.
Segundo o jornal "The Times", o grupo de cientistas do Zoológico de Londres foi proibido de coletar pequenas mostras de animais vivos, em sua maioria já extintos do mundo selvagem, por causa das travas burocráticas e leis que regulamentam qualquer processo que envolva animais. O Ministério do Interior também não deu, por enquanto, o aval para recolher as amostras.
O projeto "Arca Gelada", criado em 2004, tenta preservar material biológico e genético das espécies que correm mais risco, evitando que tais animais desapareçam definitivamente do planeta no caso de extinção.
Além do DNA, os pesquisadores querem armazenar células vivas, espermas e óvulos, que serão congelados para uso em futuras pesquisas científicas. O grupo afirma que o projeto poderia servir, mais adiante, para recriar animais extintos através da clonagem.
(Ansa, Folha Online, 23/05/2008)