Propriedade de 883 hectares foi invadida ontem
Os manifestantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desocuparam nesta manhã (22) a área de 883 hectares da Aracruz Celulose, na localidade de Arroio das Pedras, em Canguçu, sul do Estado. A região fica distante cerca de 80 quilômetros da sede do município.
Ontem à noite, a Justiça deu parecer favorável ao pedido de reintegração de posse feito pela empresa. Os dois grupos fazem parte da Via Campesina. A desocupação terminou por volta das 11h40min.
A Brigada Militar deslocou 300 policiais militares para acompanhar as movimentações de integrantes do MPA e MST na região. A maior parte do efetivo é de homens do Batalhão de Operações Especiais (BOE). Ainda nesta quinta-feira, um encontro para discutir a reforma agrária ocorre na região.
As atividades serão na Colônia Armada, 5º distrito de Canguçu, com a presença de assentados, pequenos agricultores, entidades apoiadoras, e representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
(Por Rafael Varella, Zero Hora, 22/05/2008)