O Estado do Rio terá um novo parque florestal com uma área equivalente a cerca de 60 campos de futebol. Localizado em uma área da região sul fluminense, próximo a Mangaratiba, a unidade de conservação será criada no próximo dia 5 de junho, dia do Meio Ambiente, anunciou nesta quarta-feira a nova secretária estadual do Ambiente do Rio, Marilene Ramos.
Ramos ocupará a pasta no lugar do novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Com perfil mais empresarial que Minc, ela disse que dará continuidade à política implementada pelo antecessor.
"O Minc está me deixando um trabalho já encaminhado. A meta agora é dar continuidade. Para fazer uma iniciativa nova, só se for uma coisa muito brilhante", disse a secretária, que era presidente da Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas do Rio).
O novo parque abrangerá uma área que corresponde a mais de três vezes a do Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepaguá (zona oeste do Rio), que o IEF (Instituto Estadual de Florestas do Rio) aponta como um dos maiores do Estado.
(Por Luisa Belchior, Folha Online, 21/05/2008)