A partir de sexta-feira (23), um novo ciclone extratropical se forma entre a costa do Estado e do Uruguai. Segundo meteorologistas do Tempo Agora, o novo ciclone terá uma intensidade maior do que o último, que causou estragos no Estado no início deste mês. Por estar mais afastado da costa, no entanto, o ciclone trará mais ventos fortes - que podem chegar a 70km/h na sexta - do que chuvas.
No sábado, o ciclone extratropical gera ventos de até 90km/h nas praias do litoral sul do Rio Grande do Sul, deixando o mar perigoso para pequenas embarcações e até mesmo para os banhistas.
No domingo, a frente fria e o ciclone extratropical se afastam, mas ainda deixam rajadas de 55km/h na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Ainda no domingo, uma forte massa de ar polar provoca queda das temperaturas. A mínima prevista para a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai é de 3°C, com formação de geadas.
No litoral de Santa Catarina e do Paraná deve chover fraco a partir de sábado. Nas demais regiões dos dois Estados, o tempo permanece seco.
(Com informações do Tempo Agora, UOL, 21/05/2008)