A Terra Indígena Raposa Serra do Sol é “um vulcão prestes a explodir”, na avaliação do presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Agesandro da Costa Pereira.
Segundo ele, já ocorreu violação de direitos humanos no local e há risco de novos confrontos . “Corre o risco de novas situações com muito mais gravidade”.
O coordenador do Grupo de Trabalho de Assuntos Indígenas, que esteve na região, Lúcio Flávio Sunakozawa, informou que pedirá não só a permanência dos policiais no local.
“A força que se encontra lá já demonstrou que é insuficiente para conter qualquer conflito. Vamos pedir aos conselheiros que aprovem o pedido do envio de mais homens à região, dada a gravidade da situação”.
Pereira e Sunakozawa participam da sessão plenária da OAB na qual se discute o conflito na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Também foram convidados para o debate o governador de Roraima, José de Anchieta Junior, e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira.
(Por Ivan Richard, Agência Brasil, 20/05/2008)