Evento será aberto no dia 4 e deve reunir representantes de três estados
Com enfoque no ambiente, cultura e cidadania, o 3º Encontro Sul-Brasileiro Verde é Vida vai reunir jovens e adultos comprometidos com a preservação e a conservação ambiental. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de junho em Santa Cruz do Sul, com participação de representantes de 254 escolas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. São esperados estudantes, professores e membros das comunidades escolares unidos ao Projeto Verde é Vida, numa parceria que discute e analisa o ambiente social, econômico e ecológico. A primeira e a segunda edições ocorreram em 2003 e 2005.
O encontro vai possibilitar a integração e a troca de experiências entre as escolas parceiras do programa de ação socioambiental desenvolvido desde 2002 pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) por meio do Verde é Vida. As atividades incluem também a identificação e a busca de soluções para os problemas ambientais das localidades inseridas. O intercâmbio virá de palestras, relatos de experiências, apresentações culturais, integração, gincana e ações de sensibilização.
Segundo o coordenador pedagógico do Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes, o encontro vai reunir em torno de mil participantes. “São membros que conquistaram passaportes de acordo com o empenho na realização de atividades ambientais. Para cada relatório enviado à coordenação, a escola ganhou cinco passaportes”, explica.
A maior parte das atividades será realizada no Parque da Oktoberfest. No local haverá três salas temáticas, cuja designação lembrará nomes de árvores de destaque de cada Estado. O pavilhão central será a sala erva-mate, simbolizando o Rio Grande do Sul. O pavilhão 2, a sala araucária, lembrará o Paraná. E a Bierhaus será identificada como sala imbuia, árvore-símbolo de Santa Catarina.
A programação começa no dia 4 com a Noite Cultural. Os destaques são as apresentações folclóricas, com o grupo Os Gaúchos, de Porto Alegre, e um recital do Coral da Afubra. A solenidade oficial de abertura acontece na manhã seguinte, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 9 horas.
Como atividade paralela, o evento contará com encontro de prefeitos, programado para a tarde do dia 5, no auditório da Afubra. Os chefes dos municípios envolvidos com o programa de ação socioambiental vão relatar as atividades realizadas pelas escolas parceiras. Na noite do mesmo dia acontece a escolha do Casal Verde é Vida Sul-Brasileiro. Conforme o professor Fernandes, vão concorrer 12 casais, escolhidos nas regiões de atuação durante as reuniões pedagógicas ocorridas em junho de 2007.
Na manhã do dia 6 terão continuidade as exposições e palestras. À tarde, será realizada a gincana cooperativa, no parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, interior de Rio Pardo.
Saiba mais
••Na sala erva-mate haverá uma mostra da Bolsa de Sementes. A idéia, segundo Fernandes, é apresentar o destino das sementes coletadas pelos estudantes e explicar o funcionamento da Bolsa de Sementes, instalada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A tarefa estará a cargo de professores e estagiários da UFSM.
••Haverá palestras simultâneas envolvendo as três salas temáticas, em sistema de rodízio. Serão três palestrantes que abordarão temas como educação rural, bioenergia e alimentos e trabalho infantil.
(Gazeta do Sul, 21/05/2008)