Intitulado como Encontro sobre Políticas do Governo Federal para Resíduos Sólidos e sua Aplicação Regional, Bagé promove Conferência sobre o lixo na região
A reunião está marcada para o dia 29 deste mês, às 10h no Centro do Idoso. Devem participar representantes dos municípios que podem participar do consórcio: Bagé, Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Caçapava do Sul. Outra presença confirmada é do consultor ambientalista do Ministério do Meio Ambiente, Luiz Henrique Nascimento que irá palestrar sobre o tema.
O objetivo da Conferência é começar a discussão sobre a construção e o planejamento do Consórcio Público de Saneamento entre os municípios da região da Campanha. Em conjunto deve acontecer o encaminhamento do Protocolo de Intenções.
Conforme o secretário de atividades urbanas, Elói Thomas, Bagé foi definida como cidade pólo para tratamento dos resíduos sólidos da região. Aponta que a iniciativa é proveniente do governo federal, que pode destinar um investimento de cerca de R$ 2 milhões e meio para a execução do projeto. Além disso, se a demanda aumentar, crescem paralelamente os investimentos. Com isso aponta a possibilidade que haja um aumento no número de empregos no setor.
O administrador do aterro sanitário, Paulo Thomas, observa que Bagé já dispõe da estrutura operacional necessária ao atendimento, os municípios parceiros devem somente pagar pelo serviço.
(Por Andressa Barbosa, Jornal Minuano, 21/05/2008)