A Comissão de Assuntos Municipais realiza nesta quinta-feira, 21, a partir das 10h, audiência pública conjunta com a Comissão de Serviços Públicos para ouvir o secretário estadual da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, e o presidente da Corsan, Mário Freitas, sobre o projeto de reforma administrativa da Companhia.
De acordo com o deputado Frederico Antunes (PP), autor da proposta de audiência pública, o secretário e o presidente da empresa precisam explicar quais as modificações que serão adotadas para agilizar e melhorar os serviços prestados. "As mudanças devem ser mostradas a todos. E isso envolve usuários e prefeituras que autorizam as concessões a Corsan".
Segundo ele, "muitos prefeitos não entendem quais serão essas modificações", completou. Frederico Antunes advertiu que "as mudanças podem ser positivas, mas é preciso que sejam explicadas detalhadamente para que não fiquem dúvidas".
Para Frederico Antunes - que foi secretário de Obras Públicas e Saneamento - o serviço prestado pela Corsan é fundamental para a grande maioria dos municípios gaúchos. "É preciso conhecer com profundidade os objetivos desta reforma para prever as conseqüências e evitar prejuízos aos rio-grandense que, através do pagamento de tributos, mantêm os serviços que durante décadas servem de modelo para todo o país.", finalizou.
Em Rio Grande, a visita do presidente Mário Freitas está prevista para ocorrer no próximo dia 28, através de solicitação do vereador Paulo Renato Mattos (Renatinho-PPS). O parlamentar alega que as alterações devam ser explanadas à comunidade, uma das nove cidades do interior do Estado que perdeu a superintendência da Corsan.
(Jornal Agora, 21/05/2008)