O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) festejou em Plenário, nesta terça-feira (20/05), o leilão para a construção da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, em Rondônia, vencido pelo consórcio "Energia Sustentável", que promete colocá-la em funcionamento em 2013. Para ele, Jirau "já é sucesso antes mesmo da sua construção", pois mais de 30 concessionárias de distribuição estão interessadas em adquirir a energia a ser gerada no rio Madeira.
O deságio de 21% sobre o preço máximo do quilowatt-hora estimado pelo governo, oferecido pelo consórcio vencedor, é a prova de que o empreendimento será rentável e que irá gerar benefícios, sustentou Raupp. Ele lembrou que, confiante no potencial hidroelétrico do Madeira, encomendou estudo sobre o seu aproveitamento quando governou Rondônia, em 1997.
Apesar das críticas ao empreendimento, principalmente de ecologistas, o senador afirmou que a Região Norte será uma grande fornecedora de energia elétrica para sustentar o desenvolvimento brasileiro.
- Não se trata de devastar a Amazônia como muitos querem fazer crer. Trata-se de aproveitar recursos indispensáveis para o Brasil e o seu povo, garantindo que o ecossistema circundante não será destruído. Nem toda intervenção é degradante, mesmo que modificadora - afirmou.
Valdir Raupp disse que as hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, esta licitada no ano passado, vão gerar de 30 mil a 50 mil empregos diretos em Rondônia. Disse que quer ver agora a construção do gasoduto que levará o gás natural da região de Urucu (AM) até Porto Velho (RO). Em aparte, o senador Augusto Botelho (PT-RR) disse que Raupp deveria se sentir orgulhoso, pois vê concretizado um sonho, pelo qual vem se batendo há anos.
Raupp agradeceu o título de cidadão honorário recebido da Câmara de Vereadores de Porto Velho - ele é catarinense e chegou a Rondônia há 31 anos. Sua mulher, a deputada federal Marinha Raupp, também recebeu o título.
(Por Eli Teixeira, Agência Senado, 20/05/2008)