Rio Grande - O Pelotão de Polícia Ambiental da Brigada Militar deverá ganhar uma nova sede junto à Laguna dos Patos. Em área cedida pela Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG), na região do Rincão da Cebola, deverão funcionar todos os setores da corporação, além de um cais para a atração de embarcações, um heliponto e uma torre de observação.
A solenidade de cedência da área, que fica próxima ao Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar), ocorreu na tarde de ontem (20) na SUPRG. Estiveram presentes membros da cúpula do Comando Ambiental da BM, o diretor do Museu Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Lauro Barcellos, o secretário municipal de Meio Ambiente, Norton Gianuca, e o superintendente do Porto, Sinésio Cerqueira.
Na oportunidade, o comandante do Batalhão Ambiental da BM gaúcha, tenente-coronel Ladimir da Silva, afirmou que com a medida será possível implementar as ações da unidade na região. O diretor do Museu Oceanográfico comentou que a presença da BM servirá para reforçar a segurança no entorno, onde são desenvolvidos diversos projetos universitários. “A presença policial é estratégica”, ressaltou. Por sua vez, o superintendente do Porto observou que a instalação do posto policial junto à Laguna traz benefícios ao setor portuário.
De acordo com o titular do Comando Ambiental, os projetos de execução das obras devem ter início em pouco tempo. No entanto, informou que não há previsão orçamentária na corporação para que seja realizado o empreendimento. Com isso, devem ser buscados parceiros na iniciativa privada.
Agilidade no patrulhamento
Segundo o tenente Milton da Rosa, comandante local do Pelotão Ambiental, a unidade poderá facilitar o patrulhamento costeiro do pelotão local, que não mais precisará deslocar suas lanchas para a Laguna dos Patos quando necessário. Barcos apreendidos em operações policiais também deverão ficar retidos no local.
Atualmente a corporação rio-grandina dispõe de uma embarcação e três carros. O efetivo é de 15 servidores. A atual sede, cujo prédio foi cedido pela Beneficência Portuguesa, fica localizada na rua Dr. Nascimento, no centro da cidade.
(Por Valério Cabral, Diário Popular, 21/05/2008)