O líder do PTB na Assembléia Legislativa gaúcha, Aloísio Classmann, integrou a Frente Parlamentar Pró-Florestamento da Assembléia Legislativa que esteve na semana passada no Chile. Os parlamentares foram ver de perto o trabalho de preservação das florestas nativas, que é reconhecido na América Latina, a fim de preparar ambientalmente o Rio Grande do Sul a receber as novas fábricas de celulose.
“Voltamos satisfeitos com os exemplos positivos de interação e equilíbrio com o meio ambiente que conhecemos lá e, também, com diversas sugestões que podem virar projetos aqui na Assembléia, beneficiando centenas de gaúchos”, disse ele.
O Chile possui a maior plantação de florestas para celulose e madeira da América Latina e o melhor exemplo de preservação das florestas nativas. Embora tenha iniciado seus trabalhos com uma reunião na Embaixada Brasileira, a Missão esteve focada nos departamentos chilenos de preservação e controle de plantação de florestas , como o Instituto Florestal (Infor), o Colégio de Ingenieros Forestales, a Corporación Nacional Florestal (Conaf), a Comisión Nacional de Médio Ambiente (Conama), a Asociación de Concesionarios de Obras de Infraestrutura Pública (Copsa) e a Corporacion Chilena de La Madera (Corma).
Com uma área de aproximadamente de 3 milhões de hectares plantados com eucaliptos e pinus, a silvicultura é a terceira na economia chilena com exportações que alcançam US$ 2 bilhões ( 11% do total exportado ) gerando 130 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. “Um dos nossos objetivos foi de conhecer a política chilena para o setor, considerando que o Estado estará recebendo grandes investimentos na área, os quais irão contribuir para a geração de emprego e renda, trazendo desenvolvimento e novas oportunidades para muitas comunidades gaúchas", destacou o deputado.
Integraram a Missão os deputados Berfran Rosado, Aloísio Classmann, Edson Brum, Iradir Pietroski, José Sperotto, Marco Peixoto, Nelson Härter, Pedro Westphalen e Rossano Gonçalves, e também representantes da Farsul, do Sindimadeira e da Votorantim Celulose e Papel.
(Por Anelise Cáceres, Agência de Notícias AL-RS, 20/05/2008)