Até a tarde desta terça-feira (20/05) foram recebidas 70 indicações de técnicos que vão integrar os grupos executivos de acompanhamento dos debates do Programa Sociedade Convergente. Além de elaborar o documento base que norteará as discussões de temas definidos para o Sociedade Convergente, os técnicos acompanharão todo o trabalho a ser desenvolvido em 2008. A informação é do diretor do Fórum, João Gilberto Lucas Coelho.
O prazo final para o envio das indicações é nesta quarta-feira (21/05). Na próxima segunda-feira (26/05), os grupos de estudos temáticos se reunirão pela primeira vez, a partir das 17h, no Teatro Dante Barone.
"Além de receberem uma visão geral do Sociedade Convergente, serão trabalhadas questões que precisam de definição por cada um dos grupos, como qual dos representantes irá coordená-los", exemplifica Lucas Coelho. Sairá ainda deste encontro quando os cinco grupos de estudos temáticos se reunirão e com que freqüência. A primeira fase dos trabalhos deve ser concluída até dia 30 de junho, com a elaboração do documento base. A supervisão deste momento estará por conta do Fórum e da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. Os debates no interior do Estado devem começar no segundo semestre.
Dos três temas aprovados para o Sociedade Convergente em 2008 – Estruturas e Meios do Estado, Causas e Conseqüências do Endividamento do Estado; Infra-estrutura; e Desenvolvimento Harmônico Econômico, Social e Sustentável – foram tirados cinco grupos. Isso porque houve um desdobramento das questões de infra-estrutura em três: Energia, Transportes e Saneamento Básico.
Diálogos de Convergência
A "Matriz Energética do Brasil e do Rio Grande do Sul" será a palestra proferida em Porto Alegre pelo Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, no dia 5 de junho, dentro do Diálogos de Convergência. Ele responderá, também, a dez questões a serem formuladas pelas áreas representadas no Colégio Deliberativo, entre elas, universidades, Coredes, empresários e trabalhadores. Ainda não estão definidos hora e local de realização da palestra.
No dia 11 de junho, será a vez do Diálogos sobre a Olivicultura. As possibilidades de cultivo de oliveiras no Rio Grande do Sul serão objeto de uma audiência pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento da Casa, em parceria com o Fórum. A reunião está marcada para às 9h, no Plenarinho. Pela programação, a abertura será feita pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), e pelo presidente da Comissão de Economia, deputado Nelson Härter(PMDB).
O painel "O Desafio da Olivicultura no Rio Grande do Sul" será moderado pelo deputado Ronaldo Zülke (PT). São esperados o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal do Rio Grande do Sul, Joaquim Firmino, que introduzirá o tema; o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Enilton Flick Coutinho, que falará sobre a viabilidade da exploração comercial da Cultura da oliveira no Estado; o especialista português Antonio Fernando dos Santos Antunes, que trará casos de sucesso na produção de oliveira no mundo; e Darci Reck, presidente da Associação de Olivicultura de Caçapava do Sul.
(Por Vanessa Lopez, Agência de Notícias AL-RS, 20/05/2008)