Um grupo de 30 jovens com idade a partir de 14 anos que integra o Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Porto Alegre participa, até o dia 27, do curso Mudanças Ambientais Globais, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a ONG Greenpeace, o Instituto de Geociências e a Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
O curso começou na última sexta-feira, 16, na Escola Técnica da Ufrgs (Ramiro Barcelos, 2777), e é preparatório para a etapa escolar da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que ocorrerá a partir de junho, nas instituições de ensino público e privado que optaram por realizá-la. Conforme a assessora de Educação Ambiental da Smed, Teresinha Sá, o curso possibilita aos jovens entender melhor a dinâmica da Terra e as mudanças climáticas, foco da conferência.
Multiplicadores
"Os participantes do curso serão multiplicadores do tema nas escolas que realizarem a conferência", adianta Teresinha. De acordo com ela, as escolas que desejarem realizar a conferência podem buscar informações no site www.mec.org.br/conferenciainfanto2008. Lembra que a etapa escolar antecederá a regional, que ocorre em setembro, na Usina do Gasômetro, da qual sairão delegados com idade entre 11 e 14 anos, que representarão o Estado na conferência nacional, em Brasília, de 18 a 22 de novembro.
A CNIJMA visa ao fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Caracteriza-se como processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater os temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as idéias consensuadas para as etapas sucessivas.
Conferência
A III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente ocorrerá em Brasília, de 18 a 22 de novembro, com o tema Mudanças ambientais globais. A temática será debatida em subtemas referentes aos quatro elementos básicos (água, fogo, terra e ar) em uma perspectiva sistêmica e integrada com a abordagem inter e transdisciplinar das ciências, história, geografia e linguagens. Uma série de eventos vai preparar os participantes para a edição nacional. As conferências nas escolas ocorrerão até 30 de julho, e as conferências estaduais, que são opcionais, até 15 de outubro. A divulgação das delegações ocorrerá em 20 de outubro.
(Prefeitura de Porto Alegre, 20/05/2008)